terça-feira, 26 de agosto de 2014

EXPOSIÇÃO ITINERANTE - ‘ÍNDIOS: OS PRIMEIROS BRASILEIROS’,TEM A REPRESENTAÇÃO DOS TAPUIAS APODIENSES

Está em exposição no Museu Câmara Cascudo, localizado na nossa capital do Estado do RN, a cidade de Natal, parte da história dos índios que ocupavam as terras norte-riograndenses antes da chegada dos povos europeus ao Brasil. A exposição intitulada de 'Índios: os primeiros brasileiros' foi recebida no dia 11 de junho, com curadoria de João Pacheco de Oliveira, professor titular e curador do Setor de Etnologia e Etnografia do Museu Nacional do Rio de Janeiro (MN/UFRJ), em parceria com  a Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo (APOINME). 


Fonte da foto: http://tudodeapodi.blogspot.com.br

A proposta da exposição é levar o visitante do museu a um passeio pela história do Brasil assinalando  as diferentes formas pelas quais os indígenas foram vistos e incorporados ao processo de construção nacional. Com foco na região Nordeste, ela está  integrada por quatro espaços distintos: o Primeiro encontro, o Mundo colonial, quando se percebe a história impressa nos livros didáticos; o Mundo indígena, quando a história é marrada do ponto de vista indígena e o Brasil contemporâneo, que marca as lutas e desafios dos povos remanescentes desses primeiros brasileiros. 

Para se firmar o diálogo da história indígena trazida pela exposição do Museu Nacional, lá está exposta também a mostra dos nossos indígenas potiguares, que se intitula de 'Índios no Rio Grande do Norte: autoafirmação étnica e contemporaneidade', com curadoria da antropóloga Jussara Galhardo. O objetivo desta amostra é oferecer informações sobre a realidade contemporânea  dos grupos indígenas no Estado do Rio Grande do Norte em seus processos de auto-reconhecimento étnico.

Fazemos menção de citar  que, os povos remanescentes indígenas denominados de Tapuias Paiacus de Apodi estão presentes nesta exposição, representados pelo Centro Histórico Cultural Tapuias Paiacus da Lagoa do Apodi (CHCTPLA), que foi inserido na exposição como forma de representar o nosso movimento no Oeste do Estado do RN, a fim de autoafirmar a remanescência que ainda está viva em diversas famílias nesta região. 


Fonte: Arquivo do CHCTPLA

A representante do Centro CHCTPLA, a tapuia Lúcia Tavares, acompanhada do do pesquisador e estudante Francisco Veríssimo, aluno do Curso de Informática Integrado e blogueiro do Tudo de Apodi visitaram o Museu Câmara Cascudo e registraram a presença da nossa Apodi, considerada como uma das regiões onde os primeiros habitantes do Brasil viveram. 

Fonte da foto: Arquivo do CHCTPLA

Por Mônica Freitas 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Podem comentar, desde moderem as palavras, não permitimos comentários sem fundamentos ou ofensivos.