segunda-feira, 9 de junho de 2014

EM MEIO ÀS FARPAS, AS FLORES.


Como escrevi em outro momento, a situação política e administrativa de Apodi tem se materializado em farpas, entendidas aqui como ataques, denúncias e também defesas. Estas, sempre representadas por alguém que, por "fidelidade" ou qualquer outro motivo, acha conveniente ver a situação do município com outros olhos que não sejam os "falatórios", quase sempre ocorrentes em blogs, redes sociais, esquinas, ambientes de trabalho da população e até mesmo na Câmara Legislativa, a chamada "casa do Povo". Nunca se viu, nem se ouviu tantos ataques por parte da oposição aqui em nosso município. Fala-se até em administração paralela, quando pessoas oposicionistas promovem campanhas para resolver problemas da cidade.

O certo é que há um movimento ensurdecedor da gestão do prefeito Flaviano, embora muitas das declarações de ataque e de defesa se resumam em discursos que pouco favorecem as melhorias, a maioria retrata apenas o comportamento vil e inocente de muitos que ainda acreditam que a mudança de sua vida ocorre se estiverem protegidos por membros de um partido político que esteja no poder. E isto, ao meu ver, em nada auxilia a evolução individual ou social de uma comunidade. 

Contudo, uma análise mais minuciosa do contexto, me fez ver que, em meio a todas essas "farpas" que considero pouco operantes no que diz respeito a uma mudança real de situação, algumas ações do poder público municipal merecem destaque. Não incluo nesse meio, como a maioria dos adeptos da Nova Geração fazem, questões referente a manutenção de estradas, nem o projeto TRANSformação, como também a decoração junina deste ano. A recuperação de estradas sempre foi ação de todas as gestões de Apodi (sem distinção), o TRASNformação nunca vai chegar a atingir uma dimensão satisfatória e a decoração junina é um ação dispensável. 

Falo de ações que, futuramente podem trazer benefícios muito relevantes ao município e até a outras gestões que venham a assumir a prefeitura, caso estes investimentos atuais do prefeito atinjam o objetivo para o qual estão sendo planejadas ou executadas. Chamo essas benfeitorias de "flores em meio às farpas e incluo entre estas a construção das diversas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da zona rural, as quadras de esportes que estão com ordem de serviço em processo, as informações relacionadas à conquista do Campus da UERN e do polo industrial. Hoje, essas ações ainda estão, algumas perto do fim, outras no meio do caminho, a universidade e o polo são planos em andamento, mas com fortes indícios de concretização. Porém, se concretizadas serão de grande valia para o município. 

Imagine o que não vai ser economizado de aluguel quando todas as UBS estiverem em pleno funcionamento! E como vai ser bem menor o número de estudantes necessitando de transporte para se deslocar e estudar fora! E o quanto poderá aumentar o número de empregos, bem como o meio ambiente urbano vai ser preservado tendo um polo industrial construído fora da cidade!

É bem verdade que pode ser que tudo não ocorra como constam os planos. Mas as ações são válidas e eu torço para que derem certo. Como cidadã, só tenho a ganhar. 

Por Mônica Freitas 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Podem comentar, desde moderem as palavras, não permitimos comentários sem fundamentos ou ofensivos.