sexta-feira, 12 de setembro de 2014

IDEB DO ENSINO FUNDAMENTAL DE APODI: NADA DE ÍNDICES ALARMANTES

O QUE É O IDEB

A sigla IDEB significa Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), trata-se de uma avaliação nacional dos índices de aprendizagem dos alunos matriculados nas escolas brasileiras.  O Ideb foi criado no ano de 2007, pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira e representa uma iniciativa pioneira, em termos de incluir em um só indicador dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações. Estão associadas nesta avaliação o enfoque pedagógico dos resultados das avaliações do referido instituto, com resultados que permitem traçar metas de qualidade educacional para os sistemas, tanto na unidade escolar quanto em um âmbito mais geral: nacional, estadual ou municipal. Para se obter os indicadores do Ideb, calcula-se os dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar e as médias de desempenho nas avaliações do Inep, que contam do Saeb – para as unidades da federação e para o país, e a Prova Brasil – para os municípios.


IDEB DAS ESCOLAS DE APODI EM 2013

No ano de 2013, nas escolas de ensino fundamental de todo o Brasil, foram realizadas as provas do Saeb e a Prova Brasil. No município de Apodi, as escolas participantes desde os anos inciais deste nível  (1º ao 9º anos) tiveram os resultados abaixo indicados. 


Clique na imagem para ampliar 
Ideb das Escolas Estaduais de Apodi/ RN - Ensino Fundamental  - 2013
Dados extraídos do Inep 
                                                               Clique na imagem para ampliar 
Ideb das Escolas Municipais de Apodi/ RN - Ensino Fundamental  - 2013
Dados extraídos do Inep
A análise dos indicadores apresentados permitem compreender que as escolas municipais, em termos de ensino fundamental - 1º ao 9º ano - estão em melhor situação do que as escolas estaduais. No entanto, também é possível verificar, que mesmo tendo pontos diminuídos, tanto a E. E. Ferreira Pinto quanto a E. E Professora Alvani de Freitas Dias estão com índices dentro das metas preestabelecidas em anos anteriores. As demais, que são a E. E. Antonia Alves (Soledade) e Valdemiro Pedro Viana (Santa Rosa), não têm metas traçadas em anos anteriores, certamente vai ser possível comparar a partir do próximo Ideb. Não entende-se porque a E. E. Sebastião Gomes de Oliveira não aparece nos dados. 

No que consta das escolas municipais, estas estão de parabéns! Sabemos que há anos, o segmento fundamental do município vem sustentando um indicador que ultrapassa as metas nacionais, mesmo com estruturas físicas não muito adequadas. Assim, os parabéns vão, de forma muito especial, para os educadores, os coordenadores e gestores dessas escolas que de forma evidente têm se esforçado para manter o nível. Nota 1000 para vocês. 


Por Mônica Freitas 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Podem comentar, desde moderem as palavras, não permitimos comentários sem fundamentos ou ofensivos.